segunda-feira, 8 de março de 2010

Tigre-de-Bengala +.+

O tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris), é um dos muitos animais em vias de extinção. Estima-se que em 2008 existam cerca de 500 tigres-de-bengala livres no planeta. Três das nove subespécies de tigres que existiam no planeta já estão extintas, e outras tendem a desaparecer. Por isso temos que pensar neste e nos outros animais para que não desapareçam!

Caracteristicas:
Altura- 90 cm a 1 m;
Comprimento (fêmea)- 1,14 m a 2,60 m;
Comprimento (macho)- 2,60 m a 3 m;
Cauda- 60 cm a 1 m;
Peso (fêmea)- 210kg a 252kg;
Peso (macho)- 266kg a 302kg;
Filhotes (ninhada)- 2 a 4;
Gestação- 95 dias a 112 dias;
Tempo de vida- 26 anos em liberdade;





Fonte: http://pt.wikipedia.org; www.slide.com;

segunda-feira, 1 de março de 2010

Axioma de Richard Heinberg- Reflexão

A maior parte das pessoas não têm consciência que a degradação das florestas pode ter graves impactos ambientais, como a biodiversidade. Se continuarem a degradar as florestas sem as deixarem desenvolver para além de não conseguirmos renovar as árvores podemos perder algumas das espécies de animais que no futuro se calhar os meus bisnetos não vão saber que essa espécie existiu. Algumas dessas espécies extintas poderiam ajudar o homem a conhecer a cura de determinadas doenças, por isso devemos alertar aos governos que degradam cada dia mais uma floresta, para pensar no futuro da sociedade e das espécies em vias de extinção. Podemos usar algumas medidas para prevenir a degradação, tais como:
• Demolir as árvores/espécies numa taxa inferior ou superior á de reposição das mesmas;
• Proteger as espécies em vias de extinção para que se possam reproduzir;

Axioma de Richard Heinberg


3º Axioma: Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição.

Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global).